VESTIBULAR MEDICINA ALFAUNIPAC:
SEJA UM PROFISSIONAL DE SUCESSO

Autorizado pela Portaria MEC Nº583/2024, o curso de Medicina da AlfaUnipac obteve nota máxima do MEC (Ministério da Educação) e coloca o curso de Medicina a disposição da população, com uma proposta inovadora, uma estrutura de excelência e equipamentos ultramodernos, acompanhado de um quadro de profissionais de referência, com nota máxima em todos os eixos da avaliação, com o foco no desenvolvimento de habilidades técnicas dos nossos estudantes.

SINTA-SE SEGURO COM NOSSO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM

GRADE CURRICULAR

A dimensão humanística da formação do médico é uma dimensão central do currículo. Um dos mais significativos requerimentos para a educação médica contemporânea é o desenvolvimento de uma estrutura para reflexão e prática profissional que resulte na aquisição de competências atitudinais. Atitudes são a interface entre o profissional e o seu paciente, sua família, sua comunidade, a instituição profissional a que é afiliado, aos colegas de profissão e aos demais colegas do seu time de trabalho. Tal interface se firma muito mais na experiência e na vivência e nos valores universais do que no conhecimento e, portanto, é menos influenciada pelo ensino factual e didático.

Esse eixo propõe que, longitudinalmente, em todos os blocos, sejam estruturados processos experienciais de aprendizagem que intencionam maximizar o impacto destes domínios atitudinais, particularmente no campo da reflexão centrada no estudante e no desenvolvimento do pensamento crítico, sob as luzes dos princípios e valores éticos.

Em cada módulo do currículo, será estruturada uma base de experiências que viabilizem o desenvolvimento de:

  • Altruísmo, orientado para a necessidade do profissional em atender ao melhor interesse de seus pacientes, da sociedade e da saúde pública, e de sua própria profissão;
  • Responsabilidade social, dirigido à prática da solidariedade social e do genuíno interesse no desenvolvimento comunitário;
  • Busca pela excelência, com uma constante valorização pelo auto aprendizado e pela permanente autocrítica;
  • Honra e integridade, orientado para o compromisso com o justo, o certo eo apropriado em sua prática;
  • Vínculo e respeito aos outros, demonstrando clara preocupação com os sentimentos, valores e pensamentos de pacientes, colegas e profissionais da equipe.

Os conteúdos biomédicos do curso médico, incluindo a base de conhecimentos e habilidades da prática médica, os princípios científicos e o pensamento acadêmico em medicina, associados aos domínios de áreas amplas, tais como a Psicologia, a História da Medicina, a Antropologia Médica, Economia, Medicina Legal, Sociologia, Cultura e outras Ciências Humanas e Sociais, formam a estrutura conceitual desse eixo. Como explicitado anteriormente, os conteúdos técnico-científicos do currículo serão, em cada Unidade Curricular, integrados de modo que, a partir da discussão de problemas, tais campos do conhecimento possam ser explorados de forma progressiva e estruturada. Os conhecimentos são orientados associando teoria e prática, sendo os primeiros anos do curso, um período mais fundacional e progressivamente – mas desde o início do curso – o estudante vai se apropriando de um instrumental teórico-prático profissionalizante compatível com seu nível de desenvolvimento.

Sob o ponto de vista estrutural, o primeiro ano (1º e 2º módulos) lida com sistemas regulatórios e estruturas orgânicas, respondendo pela organização somato-funcional do organismo humano; o segundo ano (3º e 4º módulos) lida com ciclos de vida, trabalhando os processos de desenvolvimento do indivíduo em fases da vida (embriogênese, nascimento, crescimento, vida adulta, envelhecimento e morte), e sua relação com o meio. Os terceiro e quarto anos (5º ao 8º módulo) trabalham processos clínicos e manifestações da doença, organizados em módulos cuja ênfase é a integração sistêmica das diversas manifestações fisiopatológicas de maior interesse médico. Os dois últimos anos do curso (5º e 6º anos – 9º ao 12º módulo) são o período de internato rotatório, em que o aluno segue em estágios pelas clínicas básicas (pediatria, gineco-obstetrícia, clínica médica/medicina interna, cirurgia, trauma/emergências médicas, saúde pública/atenção primária e estágio optativo).

Durante todo o curso, o aluno desenvolve atividades de integração teórico-práticas e estágios eletivos em serviços de atenção primária, secundária e terciária de acordo com sua progressão no curso.

O desenvolvimento de uma prática de ação comunitária voltada para a integralidade do cuidado, integrada em uma equipe multidisciplinar, onde o estudante entra em estreita relação com a comunidade ou em ambientes e estruturas a elas pertencentes, mantendo um balanço adequado entre esses serviços e estruturas ambulatoriais e hospitalares secundárias e terciárias.

As ações de extensão são um componente fundamental na formação de estudantes de Medicina, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Elas promovem a integração entre a universidade e a sociedade, permitindo que o futuro médico desenvolva uma visão ampliada sobre a realidade social, econômica e cultural da população. Além disso, essas atividades fortalecem o vínculo entre teoria e prática, oferecendo um espaço em que o estudante pode aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula em situações reais, muitas vezes em regiões e contextos onde o acesso aos serviços de saúde é limitado.

De acordo com as DCNs, a formação médica deve promover o desenvolvimento de competências e habilidades que garantam uma atuação ética, crítica e reflexiva, e as atividades de extensão são essenciais para essa construção. Elas possibilitam o contato direto com as necessidades da comunidade, o que é fundamental para a formação de um médico humanizado e comprometido com a promoção da saúde pública e o bem-estar social.

Além disso, as ações de extensão fomentam a responsabilidade social e o engajamento dos estudantes com problemas de saúde prevalentes, estimulando a atuação em projetos que visem à prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças, bem como à promoção de hábitos saudáveis. Esse contato direto com a realidade social amplia a capacidade de compreensão das desigualdades de saúde e proporciona o desenvolvimento de uma postura de cuidado integral ao paciente, respeitando as especificidades culturais e sociais.

Assim, a extensão universitária, em conformidade com as DCNs, deve ser vista como uma estratégia indispensável na formação de profissionais de saúde mais completos, que além de possuírem sólida formação técnica, sejam também preparados para atuar em um sistema de saúde complexo e dinâmico, orientado pelos princípios do SUS (Sistema Único de Saúde) e comprometido com a equidade, integralidade e universalidade da atenção.

PRAZO DE INSCRIÇÃO

23/10 a 06/11
DATA DA PROVA

09/11
VALOR DA INSCRIÇÃO
R$ 500,00
Quer saber mais? deixe seu contato!
  • Contato
    (33) 3529-4750 (33) 99909-4873
  • Email
    [email protected]
  • Endereço
    Rua Engenheiro Celso Murta, 600, Dr. Laerte Laender, Teófilo Otoni-MG,39803-087

Direito Autoral © 2023 Alfaunipac, Todos os direitos reservados.